Revista IT Insight
Pedro Afonso, Axians
IT Insight | Na sua apresentação, falou sobre o risco de os líderes se tornarem irrelevantes no atual contexto da transformação digital. Está em causa um novo tipo de liderança?
Pedro Afonso Este processo da transformação é antes de mais um processo humano, de relacionamento com as pessoas. Quando está em causa tanta mudança, a liderança é fundamental. O tema é: como é que colocamos a liderança ao serviço da mudança a alta velocidade a que esta tem de ocorrer? Neste contexto, são importantes novos saberes sobre como é que os líderes devem atuar. Neste processo de transformação, todos passamos por um processo de “dor”, para transitarmos do que é hoje verdade para o que é verdade do dia seguinte – algo que apelido de “relevante” e “novo relevante”.
IT Insight | Qual o atual papel dos líderes?
O papel do líder é criar empatia com as pessoas. Mas este processo não é fácil. Os líderes têm de ser os primeiros a dar o exemplo. Passar pela “dor” de reaprender é algo difícil. Se, até aqui, tínhamos de desenvolver a nossa inteligência cognitiva e emocional, agora com as ferramentas de automação, a robotização e a inteligência artificial a tomarem decisões em conjunto com a nossa mente, o primeiro passo é determinar que decisões são tomadas pela mente humana e quais são tomadas por software. Em segundo lugar, temos de decidir o que queremos ser enquanto organização e enquanto pessoas, o que implica um processo de auto-crítica. Há uma terceira inteligência a adicionar, que é a inteligência moral, que é treinada como as outras e que temos de começar a colocar no nosso léxico.
IT Insight | Em que sentido?
As relações duradouras, de confiança, têm a ver com isto. A tecnologia, no final do dia, é relevante para o momento em que estamos, mas se estamos a pensar numa organização para 20 anos, a tecnologia de hoje será irrelevante nessa altura. O mais importante é pensar no que queremos ser enquanto organização, equacionando como influenciar o rumo a tomar.”
Qual é a vossa opinião? Partilhem connosco as vossas ideias e sugestões.
Fonte | Revista IT Insight